sexta-feira, 21 de junho de 2013

Poeira ejetada de buraco negro desafia teorias


Esta concepção artística mostra os arredores do buraco negro de elevada massa que se encontra no coração da galáxia ativa NGC 3783, situada na constelação austral do Centauro.[Imagem: ESO/M. Kornmesser]
As observações mostram que a poeira recém descoberta está sendo empurrada para longe do buraco negro sob a forma de vento frio, um vento que deve desempenhar um papel importante na relação complexa entre o buraco negro e o meio circundante.
O buraco suga o material circundante, mas a intensa radiação que produz nesse processo parece estar ao mesmo tempo afastando uma parte do material.
Os astrônomos ainda não sabem como é que estes dois processos interagem, permitindo ao buraco negro crescer - aumentar de massa ao absorver mais matéria - e evoluir no coração das galáxias, mas a presença de um vento de poeira acrescenta uma nova peça a este cenário.
Leia matéria completa.:
SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Poeira ejetada de buraco negro desafia teorias. 21/06/2013. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=poeira-ejetada-buraco-negro-desafia-teorias. Capturado em 21/06/2013. 


Veja também Matéria de 23 de Agosto 2013 em Science 2.0: Cientistas do Space Telescope Science Institute, em Baltimore, Maryland (EUA), filmam Buraco negro ejetando "mola maluca" espacial