terça-feira, 11 de junho de 2013

ALMA descobre armadilha de poeira e fábrica de cometas

Esta concepção artística mostra a armadilha de poeira no sistema Oph-IRS 48. Esta armadilha de poeira dá às minúsculas rochas do disco um porto seguro onde se podem aglutinar e crescer até atingir o tamanho necessário para poderem sobreviver por si mesmas, acreditam os astrônomos. [Imagem: ESO/L. Calçada]
Movimento "anti-entrópico"
Com o auxílio do Telescópio ALMA, astrônomos obtiveram uma imagem de uma região em torno de uma estrela jovem, onde partículas de poeira podem crescer juntando-se umas às outras.
Esta é a primeira vez que uma armadilha de poeira deste tipo é claramente observada e modelada, resolvendo assim um mistério de longa data relativo ao modo como as partículas de poeira nos discos crescem até atingirem tamanhos suficientemente grandes, que as levem eventualmente a formarem cometas, planetas e outros corpos rochosos.
Leia matéria completa.
SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. ALMA descobre armadilha de poeira e fábrica de cometas. 10/06/2013. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=armadilha-poeira-fabrica-cometas. Capturado em 11/06/2013.