sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Brasileiros encontram irmã gêmea mais velha do Sol

Esta imagem segue a vida de uma estrela parecida ao Sol, desde o seu nascimento, à esquerda da figura, ao longo da sua evolução até chegar a uma gigante vermelha, à direita. Esta imagem é meramente ilustrativa; as idades, tamanhos e cores são aproximadas (não estão em escala). Na fase de protoestrela (situada no lado esquerdo da imagem) o objeto pode ser cerca de 2000 vezes maior que o Sol, enquanto na fase de gigante vermelha (no lado direito da imagem) a estrela pode ser algumas centenas de vezes maior que o Sol.[Imagem: ESO/M. Kornmesser]

Batize uma estrela
Uma equipe internacional, liderada por astrônomos brasileiros, utilizou o telescópio VLT, no Chile, para identificar e estudar a estrela gêmea do Sol mais velha conhecida até agora.
Situada a 250 anos-luz de distância da Terra, a estrela HIP 102152 é mais parecida com o Sol do que qualquer outra do mesmo tipo - tirando o fato de ser cerca de quatro bilhões de anos mais velha.
Mais velha, mas quase idêntica, esta gêmea do Sol traz a possibilidade de ver como será a
nossa estrela quando envelhecer.
Esta imagem mostra a gêmea solar HIP 102152, uma estrela situada a 250 anos-luz de distância da Terra na constelação do Capricórnio. [Imagem: ESO/DSS2/Davide De Martin]


Leia Matéria completa.

SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Brasileiros encontram irmã gêmea mais velha do Sol. 29/08/2013. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=estrela-gemea-do-sol. Capturado em 30/08/2013.