quinta-feira, 29 de março de 2012

OS PASSOS DA DANÇA




Com sua experiência em Teatro, Juan transportou para o palco da Cosmologia Energética os pressupostos básicos do movimento, ensinando os passos da dança cósmica. No teatro, representa-se a vida real. A vida real é um teatro, dizia.

Primeiramente, descrevia três tipos principais de relação entre o Ator e o Espectador:
1) O Rito
Neste, existe um intercâmbio de personagens, uma interação entre Ator (A) e Espectador (E), que pode se dar do ator para o espectador e vice-versa.
                 A-E                        E-A

2) A Cerimônia
O Ator está no alto e é o centro das atenções.
                                       A
                               E      E      E
                       E      E      E      E      E

3) A Festa
É um jogo, onde Ator e Espectador interagem; não existe divisão espacial. A e E atuam num círculo.


Com essas definições, torna-se possível distinguir onde está colocada a ênfase de uma relação entre pessoas, perceber de que forma ocorre a interação.

Dentro do nosso projeto de vida, junto a Juan, tivemos várias oportunidades de experienciar essas relações, especialmente a Festa, evento mais frequentemente escolhido para as atividades, embora fosse difícil para a maioria de nós compreender plenamente seu alcance e  profundidade.

Mas ele insistia, apostando na nossa capacidade de transpor esses conhecimentos para o manejo das energias.

"— Existem os Pressupostos, que devem ser observados para que o evento tenha sucesso. " — dizia.
Morphe – Códigos, regras – representado pelo egóico Marrom (Terra).
Mimesis – o que não é; representação; diálogo – representado pelo egóico Rosa (Saturno)
Agon – enfrentamento – representado pelo de fé Vermelho (Marte).
Lusus – ilusão do espectador – representado pelo de fé Verde (Júpiter).
Ilinx – vertigem; ritmo;  conjunto de ações – representado  pelo anárquico Amarelo (Mercúrio).
Alea – azar; imprevisto que ao ator provoca a necessidade de sua profissão - representado pelo  anárquico   Preto (Plutão).

Podemos identificar esses pressupostos em peças teatrais, filmes, amplamente utilizados como recursos pelos autores e diretores de sucesso.

A natureza humana tem sua previsibilidade, prevista pelos que conhecem as regras do jogo, sabem jogar, enfrentar, iludir, provocar. E também consideram o imprevisto.