sábado, 5 de janeiro de 2013

Entrelaçamento de Três Partículas

Experimento pode mudar concepção filosófica da realidade
Um único fóton de entrada cria diretamente os três fótons,
que nascem como trigêmeos siameses não apenas em
termos de energia, mas também no tempo. [Imagem: UWaterloo/IQC]
Há 77 anos, três mentes entrelaçadas, Albert Einstein, Boris Podolsky e Nathan Rosen (trio EPR)publicaram um experimento mental idealizado para mostrar que a mecânica quântica não era suficiente para descrever a realidade.

Embora contestado, mais tarde, por John Bell, que dizia haver alguns parâmetros ocultos incompatíveis  com observações da natureza, hoje, o entrelaçamento de duas partículas é um mecanismo usado rotineiramente em tecnologias emergentes como a computação quântica,criptografia quântica e medições ultraprecisas.


Pesquisadores das universidades de Waterloo e Calgary, no Canadá, foram além dos experimentos mentais realizados pelo trio. Fizeram um experimento real que estende as ideias originais de duas para três partículas entrelaçadas - e, de quebra, evitando a possibilidade de que surja alguém no caminho para dizer que suas ideias são incompatíveis com as observações da natureza. 


Leia matéria completa no link: 

Experimento promete mudar concepção filosófica da realidade
E mais: Influências Escondidas podem existir além do espaço-tempo
SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Experimento promete mudar concepção filosófica da realidade. 02/01/2013. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=experimento-mudar-concepcao-filosofica-realidade. Capturado em 05/01/2013.