Digite aqui o tema que procura

Tradutor

Cosmologia é o universo de conhecimento, disponível para cada ser que busca compreender os mistérios da vida. De onde viemos? Por que? Para que? Perguntas que nos fazem volver os olhos para o céu e contemplar os ensinamentos dos nossos antepassados. E, ainda, temos a dádiva de poder experimentar, encontrar o verdadeiro sentido da existência por nós mesmos, através das nossas próprias vivências.

Sobre este espaço:

Compartilho aqui conhecimentos de Cosmologia Energética, pensamentos, sentimentos e experiências decorrentes de minha autopesquisa e meu caminhar pela vida.

Investigo a hipótese de que, ao expressá-los a você e a mim mesma, provoco uma dinamização dos elementos os quais, estagnados no modo de ver humano, representam passado, presente e futuro.

Colocando-os em conexões diversas, interagindo com outras consciências, outros corações, podem fluir dentro do movimento cósmico nas multidimensões, rumo ao absoluto.


sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

QUEM CRIOU A COSMOLOGIA ENERGÉTICA?





O estudo das energias existe desde tempos imemoriais entre os povos antigos. Juan Uviedo, quando esteve com os índios Jívaros, na Guatemala, trouxe este conhecimento. Os índios não utilizavam a matemática como nós. Os povos antigos obtinham informações diretamente da natureza através dos xamãs, ou sacerdotes, enfim, pessoa com intuição, ou talvez possamos dizer para-psiquismo mais desenvolvido.

Quando conheci Juan, em 1989, o formato do mapa cosmológico era diferente (veja Figura acima). Utilizava-se 4 triângulos, um para cada entrada energética e uma barra retangular lateral, que indicava o filtro da energia mais importante, a atômica, ou seja, para onde essa energia se direcionava. Era uma forma de perceber o movimento. Neste tempo, já se calculava as posições dos planetas, da mesma forma que fazemos hoje, e a tabela era baseada no ciclo solar, ou seja, considerava-se o mês de 30 dias.

Quem conheceu Juan, pode testemunhar sua lucidez estonteante. Vinha sempre com novidades, cada vez mais esclarecedoras e exatas. Dizia que recebia essas informações dos Seres mais Altos. Por sonho, telepaticamente, não sabíamos ao certo. Tudo parecia possível e o importante era que fazia sentido.

Essas informações eram colocadas e estudadas no grupo pequeno de astrólogos que formávamos. Isto na cidade de São Thomé das Letras, a mais de 1.400 m de altitude, ao sul de Minas Gerais.

Mas ele viajava sempre por outras cidades e países, onde mantinha outros grupos. Sei que havia astrônomos, engenheiros, gente de diferentes áreas que aplicavam o conhecimento. Através dos resultados das experiências, cada um podia colocar sua contribuição e esta era acatada por alguns grupos, ou por todos. Cada um de acordo com seu jeito de lidar com o saber.

Periodicamente, nos reuníamos para acertar, realizar as atualizações.

Em 1993, passamos a utilizar o ciclo lunar de cerca de 28 dias, mais de acordo, já que a carta em questão considera o tempo de gestação.

Em Varginha-MG, havia o Núcleo de Pesquisa Cosmovisão, do qual Max Tovar fazia parte. Juan e ela tinham algumas divergências porque Max utilizava essencialmente a Astrologia antes de conhecer a Cosmologia. E Juan discordava de algumas referências astrológicas. Dizia ele: a cosmologia mostra o que É. A astrologia mostra o que DEVE SER, é uma visão terráquea, já que considera um céu que é visto só daqui. 

Nesse tempo, Max Tovar recebeu a visão do desenho atual do mapa, ilustrando o cérebro, que foi aprovado por Juan, pois permite uma interpretação bastante completa e que tem se mostrado exata a cada mapa que é feito. A partir de então, este estudo recebeu a denominação atual: Cosmologia Energética, substituindo o conceito anterior, Cosmologia Xamânica.

Em aproximadamente 2002, Juan começou a ensinar o cálculo através dos climas, que nem todos adotam, pois é bastante complexo e traz variações.

Mas o aperfeiçoamento e a pesquisa constantes são essenciais.

Com o avanço da tecnologia, sonho com a possibilidade de montar um programa que permita visualizar o mapa em 3 dimensões, ou mais, revelando os movimentos que fazem as energias, determinando nosso comportamento.

Este é um conhecimento que permite a experimentação e, o fundamental, é a relação entre quem faz o mapa e o solicitante. Ambos sentem quando a relação é transformadora. A tarefa da interpretação somente faz sentido quando surge aquela certeza no coração, que nos permite uma conexão com o universo. 

Por isso, a intuição é essencial neste estudo. É um conhecimento Prata, relacionado a Netuno. Como poderia ser isento de sua principal qualidade? Definição do Juan sobre  Intuição: manifesta-se a serviço de muita gente; ocorre só quando se tem devoção. Vem via cérebro – sabe os pormenores de como deve agir.

Para Juan, São Thomé das Letras era a menina dos olhos e havia muito mais coisas agregadas a este estudo. Especialmente ideais, baseados neste estudo mesmo, que procurávamos praticar, atrelados a uma compreensão muito ampla do universo.

Embora ele viajasse sempre, porque trabalhava para trazer recursos para o Projeto Social que desenvolvíamos, lá era onde ele mais gostava de ficar e onde recebíamos as informações em primeira mão.

Por beber da fonte, tentamos ser fiéis à origem, ao conhecimento puro, conforme foi passado, ainda que cada um desenvolva particularidades na interpretação, de acordo com a própria experiência, em grupos existentes em diversas regiões do planeta.

Cito isto como uma introdução para dizer que uma das coisas fundamentais em que acreditamos é que ninguém é dono de nada. Não é dono do conhecimento, não é dono nem das terras que compra. Estamos aqui de passagem, apenas tomamos emprestado, inclusive o corpo.

A sabedoria do universo está disponível a todos, para quem consegue alcançar. Por isso, falo com a maior convicção, Juan não se auto intitularia criador desse conhecimento. Mesmo porque, não foi ele quem criou. Para fazer justiça, teríamos que citar inumeráveis sábios, ou, para usar apenas uma palavra, Deus.

Uma expressão comum entre nós era e é “fazer algo em prata”, ou seja, ser invisível, trabalhar para o universo sem fazer alarde, conforme o abnegado PRATA (Peixes).

Algumas pessoas necessitam mostrar-se poderosas, já que dependem disso para seguir seus objetivos. Por isso, seguramente, iremos encontrar donos de ideias e conhecimentos por aí. Está tudo certo!

Cada um em seu tempo e espaço.


"Antes do círculo, vem o triângulo e antes do triângulo, o ponto. Seja o triângulo perfeito e não o quadrado." (frase do Juan lembrada por Timberê).

2 comentários:

  1. Quantos ensinamentos novos para mim! Muito grata, Rose!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rose , parabéns pela matéria , sempre bom esclarecer , mas tem algumas informações que estão fora da ordem.
    Como por exemplo o nome Cosmologia Energética , quanto conheci Juan em 1989 , ele chamava o conhecimento de Cosmologia Xamânica , e me apresentou o mapa cosmológico , feito em triângulos . Nos primeiros 4 anos de estudo e treinamentos xamânico dirigidos pelo mestre , em 1993 , fiz a A primeira escola em Varginha , a Cosmovisão e canalizei novas informações sobre o assunto e passei a chamar Cosmologia Energética - e fiz um novo desenho do mapa na planta baixa do cérebro , com o nome de sistema energético gestacional , ou apenas mapa gestacional . A partir desta visão Apresentei vários trabalhos que canalizei a Juan , que apoiou e usou praticamente todos eles .
    Sim , como Você diz , havia discordância entre nossas perspectivas sobre o conhecimento , que com certeza é maior que nós dois , pois somos apenas canalizadores deste grande mistério . Até gosto de dizer que sua decodificadora , faz mais sentido . Acompanhei Juan até o seu desencarne , e nossas diferenças de interpretação eram pontos de vista . São premissas diferentes , a principal diferença era que Ele acreditava que nós éramos as 12 energias que não tinha um Eu e ao trocar as energias trocava a essência , e eu entendo que Não , que "somos uma consciência essencial e temos 12 energias " .
    E quando fazemos uma troca energética , mudamos circuitos e não a essência .
    Não tem nada a ver com a questão astrológica , mas com uma perspectiva também canalizada que existe um veículo que é construído na gestação e segundo o clima astral influência na formação dos 5 corpos e o corpo energético é o primeiro regente desta orquestra .
    Esta divergência de premissa fez duas escolas diferentes , sem dúvida , como ele mesmo dizia , tinha uma cosmologia antes e outra depois desta visão.
    Claro , ele sendo o precursor , e será sempre respeitado por isso , abriu o caminho , com toda experiência dele , eu vim depois com outra bagagem , e fiz outra leitura do sistema , são peças de um quebra cabeças que se completam em algo muito maior que nós . Assim caminha a humanidade , na buscando saber além do ego , para tornar a vida mais sustentável .
    Eu sou infinitamente grata por este encontro , que foi libertador para mim e promoveu muita luz durante a jornada e ainda o faz e fará .

    Se desejar podemos falar pessoalmente .
    Meu e-mail maxtovar@icloud.com
    Um grande abraço de gratidão !
    Max Tovar

    ResponderExcluir

Coloque comentários, perguntas, sugestões.