Distribuição das cargas de valência no diamante, que foi usado
como modelo para aferir a nova técnica de mixagem de ondas.
[Imagem: Glover et al./Nature]
|
Interação luz-matéria
A luz altera a matéria de maneiras que moldam o nosso mundo.
Fótons desencadeiam alterações nas proteínas do olho para permitir a visão; a luz solar divide a água em hidrogênio e oxigênio e cria produtos químicos através da fotossíntese; a luz faz com que os elétrons fluam nos semicondutores que formam as células solares.
Na tentativa de usufruir dessa interação luz-matéria, cientistas e engenheiros estão trabalhando no desenvolvimento de novas tecnologias que dependam da manipulação da luz, em vez dos elétrons.
A técnica mostrou os núcleos de carbono como pontos escuros, e picos de algumas de suas ligações como pontos azuis e brancos. [Imagem: Glover et al./Nature] |
O desafio acaba de ser vencido por uma equipe internacional de pesquisadores, coordenados pelo Dr. Thornton Glover, que usaram o acelerador LCLS (Linac Coherent Light Source), na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Leia artigo completo em: Lasers sincronizados revelam como a luz interage com a matéria: Uma nova técnica permitiu medir diretamente, pela primeira vez, a manipulação óptica das ligações químicas de um cristal, na escala dos átomos individuais.
Veja também outra notícia do Site Inovação Tecnológica de 05/08/2012: Brasil participará de mapeamento 3D do Cosmos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque comentários, perguntas, sugestões.