PÁGINAS POR TEMAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Canto de sapos vira algoritmo para redes iwireless

Canto de sapos inspira novo algoritmo para redes <i>wireless</i>
As rãs da árvore japonesa descobriram uma forma de resolver
 localmente um problema geral: como nunca cantar ao mesmo tempo.
[Imagem: Tanaka Juuyoh]
A inspiração na natureza para desenvolver novas tecnologias parece não ter limites. 
Para desenvolver uma rede de transmissão de dados sem fios mais rápida, pesquisadores espanhóis copiaram a forma de comunicação de um pequeno sapo endêmico no Japão.
Os machos da rã das árvores (Hyla japonica) usam o seu "canto" para atrair as fêmeas. Pelo som, as fêmeas conseguem identificar onde está o pretendente.
O problema surge quando dois ou mais machos estão muito próximos, ou quando emitem seus chamados em intervalos muito curtos - a fêmea fica confusa pelos sons e não consegue localizar nenhum deles.
Para evitar os desencontros, as rãs aprenderam a nunca cantar ao mesmo tempo, para que as fêmeas possam distinguir entre cada um deles.
Problema da pintura de grafos
Cientistas da Universidade da Catalunha usaram a técnica dos sapos japoneses para criar um algoritmo que consegue "de-sincronizar" a transmissão de nós de uma rede wireless - ou seja, assim como os sapos, os nós nunca chamarão ao mesmo tempo.
O desafio era bem conhecido dos matemáticos, que o chamam de "problema da pintura de grafos". Os cientistas queriam atribuir uma cor a cada nó da rede, e evitar que dois nós com a mesma cor chamassem ao mesmo tempo. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque comentários, perguntas, sugestões.