Digite aqui o tema que procura

Tradutor

Cosmologia é o universo de conhecimento, disponível para cada ser que busca compreender os mistérios da vida. De onde viemos? Por que? Para que? Perguntas que nos fazem volver os olhos para o céu e contemplar os ensinamentos dos nossos antepassados. E, ainda, temos a dádiva de poder experimentar, encontrar o verdadeiro sentido da existência por nós mesmos, através das nossas próprias vivências.

Sobre este espaço:

Compartilho aqui conhecimentos de Cosmologia Energética, pensamentos, sentimentos e experiências decorrentes de minha autopesquisa e meu caminhar pela vida.

Investigo a hipótese de que, ao expressá-los a você e a mim mesma, provoco uma dinamização dos elementos os quais, estagnados no modo de ver humano, representam passado, presente e futuro.

Colocando-os em conexões diversas, interagindo com outras consciências, outros corações, podem fluir dentro do movimento cósmico nas multidimensões, rumo ao absoluto.


domingo, 30 de dezembro de 2012

UM LUGAR PARA SER



Para a Cosmologia Energética, cada planeta expele um sopro vital. O homem, no planeta Terra, recebe doze sopros, neste  estudo chamados energias, traduzidas por cores: uma de cada planeta do sistema, incluindo a própria Terra, uma de cada Luminar - Sol e Lua, e uma do Elno.


ELEMENTO
   COR
SIGNO/REGÊNCIA
ASPECTOS RELACIONADOS
FOGO

Vermelho
Sagitário
Marte
ação, ímpeto, sexualidade
Preto
Leão
Plutão
matéria, físico, dinheiro, valores
Dourado
Áries
Sol
essência, diferencial, alvo
TERRA
Amarelo
Virgem
Amarelo
comunicação, diplomacia, ideologia
Verde
Touro
Júpiter
nutrição física/mental/espiritual
Marrom
Capricórnio
Terra
paternidade, normas, hierarquia, espaço
ÁGUA
Prata
Peixes
Netuno
movimento, estratégia, sensitividade
Celeste
Cancer
Vênus
maternidade, criação, proteção, estética
Violeta
Escorpião
Lua
sofrimento, transformação, consciência
AR
Branco
Gêmeos
Urano
devoção, tradição, memória, família
Rosa
Aquário
Saturno
prazer, crianças, espontaneidade
Azul
Libra
Elno
razão, conhecimento universal
Obs.: algumas regências diferem daquelas consideradas pela Astrologia

Cabe aqui uma explicação sobre o Elno, que corresponde ao Azul, o qual não consta no gráfico, tampouco nas Efemérides. Trata-se de um planeta peregrino, semelhante a um cometa ou uma bexiga, sem conteúdo, que vai se preenchendo de acordo com o que apreende em seu trajeto. Segundo os índios, é um sugador de erros. Como não era visível antes de 1960, para cálculos de nascidos antes desse ano utiliza-se posições do Sol e da Lua (de dia, o Elno Azul está oposto à Lua e à noite oposto ao Sol). Após esse ano (1960), passou-se a adotar a posição de Quíron, uma lua de Elno.

A pedra que hoje ocupa o vácuo da Terra (Marrom) vem, através dos tempos, saltando nos vácuos desde Plutão. Veja palestra do Mestre Juan Uviedo no post INTRAS, EXTRAS E A EVOLUÇÃO DOS PLANETAS.

O terráqueo carrega neste vácuo a exigência de encontrar um lugar para ser. Acaba de passar pelo vácuo de Marte (Vermelho), o planeta da guerra, trazendo ainda a belicosidade intrínseca. Mesmo distante na memória, traz uma familiaridade com os temas expansivos de Júpiter (Verde), o prazer de Saturno (Rosa), a religiosidade de Urano (Branco), a sensitividade de Netuno (Prata), a representação da matéria de Plutão (Preto).

Ele conhece até certo ponto os elementos que o compõem, porém não em sua totalidade, pois ainda não passou pelos vácuos de Vênus, Mercúrio, Sol e Elno. Do amor criativo de Vênus (Celeste) compreende parcialmente a maternidade, a arte. Sobre a ideologia de Mercúrio (Amarelo), muito se fala, mas somente pode ser conhecida em situações extremas. A grande luz do ser é um sonho longínquo  do qual apenas sente os reflexos espelhados do Sol (Dourado). E a sabedoria de Elno (Azul), o movimento infinito, apresenta-se numa sacola impalpável de erros que se agiganta.

Encontrar um lugar para ser. Tarefa que exige o trabalho com as doze energias, neste cenário diversificado, altamente propício à experimentação. 



sábado, 29 de dezembro de 2012

OS VÁCUOS - PARTE II

Sistema Energético

Os vácuos formam uma parede para o cérebro, trazem informações de outras vivências que servem como base de segurança para a unidade, embora não sejam utilizadas no cotidiano.

Mestre Juan ensinou que apenas podem ter algum acesso ao arquivo:
  • as energias com filtros dissolventes, conforme seu posicionamento com relação ao vácuo, ou seja, as energias cujas flechas internas (como são representadas no Mapa Cosmológico) estejam direcionadas a um dos dissolventes, que são: Vermelho, Violeta, Amarelo e Rosa;
  • aquelas que coincidem com o vácuo, por exemplo, vermelho no vácuo vermelho.

De qualquer forma, verificar a relação de cada energia com o vácuo no Mapa permite saber a cena onde esta interage e de que forma, reunindo assim mais elementos para o autoconhecimento. 

As energias acondicionam-se ao redor do planeta em camadas separadas por primos: os egóicos, os de fé e os anárquicos. Na Terra, a massificação somente se torna possível entre irmãos, energias do mesmo elemento.

Relembrando,
as 12 energias

Na linha horizontal do quadro acima – irmãos:
  • Do elemento Ar – Rosa (Aquário), Branco (Gêmeos) e  Azul (Libra);
  • Do elemento Água – Celeste (Cancer), Violeta (Escorpião) e Prata (Peixes);
  • Do elemento Terra – Marrom (Capricórnio), Verde (Touro) e Amarelo (Virgem);
  • Do elemento Fogo – Dourado (Áries), Vermelho (Sagitário) e Preto (Leão).
Na linha vertical - primos:
  • Primos Egóicos – Rosa (Aquário), Celeste (Cancer), Marrom (Capricórnio) e Dourado (Áries) – energias que realizam, obrigam o corpo físico a acionar.
  • Primos de Fé – Branco (Gêmeos), Violeta (Escorpião), Verde (Touro) e Vermelho (Sagitário) – confirmam a existência pela fé, pelo que acreditam. São os críticos.
  • Primos Anárquicos – Azul (Libra), Prata (Peixes), Amarelo (Virgem) e Preto (Leão) – energias que revolucionam e comandam.

Entre irmãos, as relações são pelo dever. Eles se comprometem com as ações da Terra, sabem que vão formar uma família. Têm claro o que devem fazer, mas não sabem para quê. Sua relação com os primos é de desconfiança.


As relações entre primos são mais prazerosas e diretas. Existe uma cumplicidade por saberem do compromisso cósmico, para quê são as coisas. Sempre tentam atingir algo para si.

Cada energia encontra-se próxima a um vácuo no sentido horário e outro no anti-horário. No primeiro, o movimento é mais natural, facilita as lembranças; no segundo, é mais lento, retrospectivo.

É importante observar a natureza desse contato: 
  •  A energia em questão é prima ou irmã da cor do vácuo? Se for prima, os objetivos gerais coincidem e colaboram. Se for irmã, está condicionada a determinadas situações, mas tem chances de chegar a bom termo.
  • A energia não é nem prima, nem irmã da cor do vácuo? Terá que encontrar o caminho de menor resistência, dependendo de seu objetivo e das relações com as outras energias (veremos isso mais adiante).

Veja também VÁCUOS - PARTE I, neste site.